Sindilegis completa 29 anos

 

Uma entidade jovem, mas com muita bagagem de lutas e conquistas. Nesta sexta-feira, 6 de outubro, o Sindilegis completa 29 anos, com incontáveis ações voltadas para o fortalecimento das carreiras do Poder Legislativo Federal e do TCU.

Este ano, em particular, o Sindilegis vem batalhando contra a reforma da Previdência (PEC 287/16), que prejudica todos os brasileiros. Desde janeiro até agora, o Sindicato tem participado de audiências na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, de manifestações populares, mobilizado a categoria, investido em campanhas midiáticas e articulado junto aos deputados federais para expor a todos os segmentos da sociedade as mazelas da proposta.

O Sindicato quer mostrar que existem saídas mais eficazes – como o combate à corrupção e à sonegação fiscal, o fim das renúncias e da Desvinculação das Receitas da União (DRU), a auditoria na dívida pública (que passa a casa de R$ 1,5 trilhão) – antes de mudar as regras da aposentadoria dos brasileiros.

Mas não para por aí: o Sindilegis está atuante em outros temas de interesse do servidor em discussão no Congresso Nacional, tais como negociação coletiva, teto remuneratório, projeto que pretende acabar com a estabilidade do servidor e planos de saúde.

Causas judiciais e ações administrativas

O Sindilegis também está atento às reivindicações dos servidores, entre elas, VPI, quintos, horas-extras, retroativos da progressão funcional, APL/GAL, adicional de especialização, integralização da gratificação de desempenho, adicional de insalubridade, isenção do Imposto de Renda sobre um terço de férias, adicional noturno.

Transparência

A atual gestão tem prezado pela transparência e pela eficiência de gastos. Os balancetes são divulgados mensalmente no site e os rumos sindicais estão sendo debatidos em assembleias, tornando a gestão cada vez mais democrática.

Congresso com a Base

Além disso, nos dias 2 e 3 dezembro, será realizado o 6º Conlegis, onde os servidores poderão discutir o Estatuto do Sindicato e propor mudanças.  “A participação dos servidores na construção de um sindicato forte é essencial”, afirmou o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão.

De olho no futuro

O Sindilegis está cheio de propostas para o servidor. Os dirigentes estão negociando cooperações técnicas para ampliar a capacitação e qualificação profissional dos servidores; promovendo eventos esportivos e culturais voltados para o bem-estar e a qualidade de vida; criando ações de responsabilidade social com campanhas direcionadas a comunidade carente e muito mais.

Benefícios

Além da luta sindical, os sindicalizados também podem contar com diversos serviços agregados, como a Consultoria Jurídica Consulegis, que proporciona atendimento jurídico gratuito; a clínica Odontolegis, promovendo mais saúde bucal e o Legis Club Brasil, com 4.578 estabelecimentos parceiros que geram economia real para o bolso do filiado.

Feirão de Oportunidades

As comemorações do aniversário de 29 anos do Sindilegis estão programadas para acontecer na Semana do Servidor, celebrada a partir do dia 23 de outubro. O Sindicato preparou um evento pra lá de especial para seus filiados. O ponto alto da celebração será o Feirão de Oportunidades, marcado para os dias 28 e 29 de outubro.

O evento contará com música, gastronomia, turismo, lazer, food trucks, utensílios com descontos imperdíveis e muito mais. A ideia é oferecer aos servidores sindicalizados a chance de usufruir de serviços com preços exclusivos.

Palestra com Clovis de Barros Filho

O Sindicato traz para Brasília o professor Clóvis de Barros Filho, que ministrará palestra no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, no TCU, no dia 31 de outubro, com o tema “A vida que vale a pena ser vivida”, a partir das 14h. A entrada é gratuita. A partir do dia 16 de outubro, o Instituto Serzedello Corrêa vai disponibilizar um link para inscrição na palestra.

 

Fonte – Ascom Sindilegis